Graça e Liberdade

No século XVI, um monge chamado Martinho Lutero separou-se da Igreja e deu início à Reforma Protestante. O ponto central da sua teologia ficou conhecido como Sola Fides, ou salvação só pela fé. Aqueles que professam esta doutrina afirmam que o homem é salvo pela graça e exclusivamente mediante a fé. As boas obras e o cumprimento dos mandamentos seriam apenas consequências ou frutos da fé, e não requisitos para alcançar a salvação. Ao longo deste capítulo, faremos uma breve revisão da doutrina católica e das heresias associadas ao tema da graça e da liberdade humana.

Resumo breve da doutrina católica

Redenção, Justificação

Os católicos acreditam que, após o pecado original, o homem caiu do estado de graça com que tinha sido criado e que, nesse estado, não podia salvar-se por si mesmo. É precisamente aí que Jesus Cristo, mediante o seu sacrifício na cruz, realiza — de forma inicial e objetiva — a reconciliação da humanidade com Deus. A este ato admirável chamamos redenção.

A palavra redenção provém do latim redemptio, derivado por sua vez do hebraico kopher e do grego lytron, que no Antigo Testamento significam geralmente “preço de resgate”. No Novo Testamento, é o termo clássico que designa o “grande preço” que o Redentor pagou pela nossa libertação. A redenção pressupõe a elevação original do homem a um estado sobrenatural e a sua posterior queda pelo pecado.

Contudo, embora Cristo tenha morrido por todos os homens, nem todos se salvam. Por isso, cada indivíduo deve “apropriar-se” dessa redenção objetiva através da chamada redenção subjetiva, que consiste na aplicação pessoal dos frutos da redenção. A essa aplicação chamamos justificação. Assim, quando o homem é justificado, significa que é declarado e tornado justo diante de Deus em virtude do sacrifício de Cristo na cruz.

Graça e livre-arbítrio

Entende-se por graça o dom gratuito por parte de Deus e não merecido por parte do homem. Embora possamos falar de graça natural (a criação, os dons do orden natural como a saúde do corpo e do espírito) neste sentido amplo, aqui usaremos no sentido estrito para se referir a ela como um dom sobrenatural que Deus, por sua livre benevolência, concede a uma criatura racional para sua salvação eterna. O sacrifício de Cristo na cruz foi pura graça porque ele o fez sem qualquer obrigação, por amor e de maneira gratuita.

Também é graça a ajuda sobrenatural de Deus que impulsiona o homem a acreditar nele e, em seguida, a perseverar obrando o bem conforme à sua vontade.

Quando o homem se deixa mover pela graça e acredita, é justificado pela sua fé, mas também pode resistir e não acreditar. Essa escolha do homem só pode ser impulsionada por Deus, e sem ela não seria possível, embora ocorra com a cooperação da livre vontade humana.

Assim, Deus derrama a sua graça sobre todos os homens, pois, como diz a Escritura, Ele “quer que todos os homens se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade” (1 Tim 2,4). Portanto, a diferença entre aquele que crê e aquele que não crê não está em Deus ter negado a sua graça a um e não ao outro, mas antes na livre resposta de cada um: aceitar ou rejeitar as graças que Deus concedeu, e que eram suficientes para a sua salvação.

Santificação

Uma vez que o homem é justificado, não apenas lhe é imputada a justiça de Cristo, mas ele é realmente “feito justo” (regenerado em seu interior) e, portanto, é uma nova criatura. Aqui, o Espírito Santo começa a obra de renovação que não é meramente uma legalidade onde o homem é declarado justo, mas continua sendo pecador, como pensava Lutero, mas sim que o homem se torna realmente justo e chamamos isso de santificação.

Mesmo após ter sido justificado pela fé, o homem conserva a sua liberdade e pode escolher rejeitar a graça ou fazê-la frutificar. É o que explica a parábola da videira (Jo 15): os ramos que permanecem unidos ao tronco — que é Cristo — dão fruto; alguns mais, outros menos, e há também os que não produzem fruto e são cortados.

Esta cooperação da liberdade com a graça — que nada mais é do que o exercício do livre-arbítrio sob o impulso da graça — manifesta-se nas boas obras. O cumprimento dos mandamentos torna-se, assim, um requisito indispensável para a salvação. Por isso, o homem deve corresponder à graça recebida, não apenas crendo, mas também vivendo segundo essa fé.

Se a cooperação da vontade com a graça é necessária, então é um erro afirmar que a salvação ocorre sem qualquer intervenção humana — como pensavam os reformadores protestantes. Pelo contrário, é correcto afirmar que a salvação provém primariamente de Deus, sendo a nossa participação subordinada e dependente da Sua iniciativa.

Também não se pode presumir que aquele que tem fé produzirá necessariamente boas obras, pois isso implicaria negar a plena liberdade do livre-arbítrio humano. A própria experiência — e, mais ainda, a Sagrada Escritura — atesta que o crente justificado pode pecar, cair e resistir à graça que lhe foi concedida.

Por isso, a fé sozinha (ou fé fiducial[1], como a entendia Lutero) não salva, mas sim a fé que actua pela caridade. É necessário não apenas escolher crer, mas também renovar essa escolha constantemente, através de actos conformes à fé professada. Esta colaboração da vontade com a graça não deve ser entendida como um pagamento ou mérito à maneira judaica, mas como resposta livre e amorosa ao dom de Deus.

Com esta perspectiva, torna-se fácil compreender por que razão, no juízo final, seremos julgados segundo as nossas obras: pois é nelas que se manifestará se, de facto, correspondemos ou não à graça divina.

Desvios na doutrina da graça

Ao longo da história, não faltaram desvios em relação à doutrina ortodoxa da graça — tanto pela supervalorização como pela desvalorização do papel da graça divina e/ou do livre-arbítrio humano na obra da salvação.

Perspetiva da salvação segundo Pelágio

Pelágio foi um monge romano-britânico que, por volta do ano 390, se mudou para Roma e começou a pregar que a graça divina e a redenção de Cristo não eram necessárias para a salvação, além de negar a existência do pecado original. Argumentava que a corrupção da natureza humana não era inata, mas decorria de maus exemplos e hábitos, e que as faculdades naturais do ser humano não tinham sido prejudicadas pela queda de Adão. Sustentava que os seres humanos podiam levar uma vida de retidão moral e, por isso, merecer o Céu pelos seus próprios méritos. Defendia que a verdadeira graça se encontrava nos dons naturais da humanidade, como o livre-arbítrio, a razão e a consciência. Pregava também o que chamava de “graças externas”, como a Lei de Moisés e os ensinamentos e o exemplo de Cristo, que estimulavam a vontade “de fora”, mas sem um poder divino implícito. Para Pelágio, a fé e o dogma tinham pouca importância, pois a essência da religião consistia na ação moral. A sua crença na possibilidade da perfeição moral era fortemente influenciada pelo estoicismo[2].

O estoicismo foi a filosofia mais influente no Império Romano durante o período anterior à ascensão do cristianismo, quando este ainda era pagão. Tal como os epicuristas, os estóicos davam primazia à ética, considerada o principal domínio do saber. Não é, pois, de estranhar que, para Pelágio — influenciado por estas correntes filosóficas — a salvação dependesse exclusivamente das obras. O ser humano podia conquistar o Céu pelos seus próprios méritos, fazendo uso exclusivo do seu livre-arbítrio, com o qual poderia sempre perseverar no bem.

 

Perspectiva de salvação segundo o protestantismo

Martinho Lutero tornou-se uma figura controversa quando se separou da Igreja Católica, pregando que o homem se salva só pela graça e por meio da fé fiducial ou Sola Fide (Sola Fides). As boas obras, para ele, eram um produto natural da fé, e fazia ênfase em que não eram necessárias para se salvar. Pregava que, como a salvação é “graça” que se recebe por meio da fé, já não era preciso mais nada, e o homem podia ter uma segurança total de ser salvo. Para ele, era incompatível dizer que, se a salvação era “graça”, também eram necessárias as obras. Em seus sermões inflamados, pregava que podia fornicar 24 vezes por dia, sem que isso afetasse em nada sua salvação, pois esta não dependia dele, já que Cristo a havia conquistado para ele, e assim como não fez nada para recebê-la (gratuitamente), uma vez salvo, não poderia fazer nada para perdê-la. Lutero argumentava que sua posição estava sustentada nas Escrituras, em Romanos 3,28 (“Pois estou convencido de que o homem obtém a salvação pela fé e não pelo cumprimento da lei”) e Romanos 4,3 (“Abraão acreditou em Deus e isso lhe foi tido em conta para obter a salvação”).

A partir daí, foi basicamente a posição oficial de todas as igrejas protestantes evangélicas surgidas da Reforma, e é até mesmo a posição atual da boa maioria hoje em dia. Assim, encontramos que evangélicos e fundamentalistas nos asseguram ter uma absoluta certeza de serem salvos. Concluem da Bíblia que Cristo prometeu que o céu é deles em troca de um ato muito simples. Tudo o que têm de fazer é “aceitar Cristo como seu salvador pessoal” e está tudo resolvido. Provavelmente viverão depois vidas exemplares, mas viver bem não é crucial — na visão deles, não afeta a sua salvação. Não importa o que aconteça depois, nem importa quão pecaminosamente vivam o resto das suas vidas, a sua salvação está garantida. Pode ser que o Espírito Santo os castigue nesta vida pelos seus pecados, mas de forma alguma poderão perder a sua salvação, porque esta não depende do valor intrínseco das suas almas nem dos efeitos dos pecados cometidos.

Kenneth E. Hagin, um conhecido televangelista, afirma que a segurança desta salvação vem através de se ser “renascido”: “Se não nascerdes de novo, não entrareis no Reino de Deus” (João 3,3). No seu pequeno livro O Novo Nascimento (The New Birth), Hagin afirma:

“O novo nascimento é uma necessidade para ser salvo. Através do novo nascimento você entra em uma relação correta com Deus.”

Kenneth afirma que o novo nascimento é apenas o resultado de aceitar Cristo como salvador pessoal; depois desse ato de vontade e fé, tudo está consumado e a pessoa está salva para sempre. Quanto aos demais — mesmo os que nunca ouviram falar de Cristo — não importa quantas boas obras tenham feito, quão retamente tenham vivido ou quanto tenham obedecido à lei natural inscrita na sua consciência: irão para o inferno, ao fogo eterno, à condenação eterna.

 

Outras perspetivas da salvação segundo outras comunidades eclesiais protestantes

Apesar de, após a Reforma Protestante, as igrejas evangélicas ensinarem que a salvação era obtida exclusivamente por meio da fé e que, uma vez alcançada, não poderia ser perdida, essa paz não durou muito tempo. Rapidamente surgiram detratores dessas doutrinas dentro das próprias igrejas, defendendo que seria, sim, possível perder a salvação. Esse movimento cresceu, ganhou força, e até hoje o debate continua entre as igrejas evangélicas.

No século XVII, Jacobus Arminius pregou que o livre-arbítrio humano pode existir sem limitar o poder de Deus nem contradizer a Bíblia. Oponha-se às doutrinas calvinistas, que enfatizavam a predestinação.

Armínio afirmava que a predestinação era bíblica e verdadeira, ou seja, que Deus havia destinado algumas pessoas ao Céu e outras ao Inferno, conforme indicado pela referência de Jesus às “ovelhas e aos cabritos”. No entanto, centrava-se mais no amor de Deus do que no seu poder ao escolher os que seriam destinados ao paraíso.

Após a morte de Armínio, um grupo de ministros que partilhavam das suas ideias desenvolveu uma teologia sistemática e racional baseada nos seus ensinamentos. Na sua declaração publicada em 1610, os arminianos afirmavam que a eleição estava condicionada pela fé, que a graça podia ser rejeitada, que a obra de Cristo era destinada a todas as pessoas, e que era possível que os crentes perdessem a graça.

No Sínodo de Dort (ou Dordrecht), realizado entre 1618 e 1619, os calvinistas prevaleceram sobre o grupo arminiano e condenaram os que discordavam da sua posição. Declararam que a obra de Cristo era apenas para os eleitos, que aqueles que criam não podiam perder a graça, e que a eleição de Deus não dependia de qualquer condição. Os evangélicos arminianos foram então totalmente proibidos na Holanda pelos restantes evangélicos calvinistas até 1630, e mesmo depois disso, só com reservas, até 1795. No entanto, a tradição arminiana manteve-se nos Países Baixos até ao final do século XX.

O teólogo britânico John Wesley estudou e confirmou a obra de Armínio no seu movimento metodista durante o século XVIII, em Inglaterra. Para o povo, o arminianismo resume-se na ideia de que não existe predestinação e que cada pessoa é livre de seguir ou rejeitar o Evangelho.

A partir daí, muitas igrejas evangélicas, ao contrário das anteriores, afirmam que a salvação não se perde, mas sim que é “rejeitada” — o que, na essência, é uma forma elegante de ceder, já que, no fim de contas, o resultado é o mesmo: alguém que ontem caminhava para o Céu, hoje pode estar a caminho do Inferno por não agir de acordo com a vontade de Deus.

 

Fundamento bíblico

O ser humano não pode salvar-se a si próprio.

Existem inúmeros textos bíblicos que fazem referência ao pecado original e à incapacidade do homem, no seu estado caído, de alcançar a salvação por si mesmo:

“De facto, tal como pela desobediência de um só homem todos se tornaram pecadores, assim também pela obediência de um só todos se hão-de tornar justos.” (Romanos 5,19)

“Não chames a contas o teu servo, pois ninguém é justo na tua presença.” (Salmo 143,2)

“Infelizmente, o homem não consegue escapar nem pagar a Deus o seu resgate.” (Salmo 49,8)

“Eis que nasci na culpa e a minha mãe concebeu-me em pecado.” (Salmo 51,7)

Estes textos eram apresentados pelos Padres da Igreja aos pelagianos para lhes provar que o homem nada pode pelos seus próprios méritos sem a ajuda da graça.

“Eu sou a videira; vós, os ramos. Quem permanece em mim e Eu nele, esse dá muito fruto, pois, sem mim, nada podeis fazer.” (João 15,5)

A Salvação é Graça

Também abundam os textos nas Escrituras que enfatizam que a salvação não é uma graça recebida em troca de algo, mas sim fruto do amor de Deus:

“Ele salvou-nos e chamou-nos, por santo chamamento, não em atenção às nossas obras, mas segundo o seu próprio desígnio e a graça a nós concedida em Cristo Jesus, antes dos séculos eternos.” (2 Timóteo 1,9)

“Ele salvou-nos, não em virtude de obras de justiça que tivéssemos praticado, mas da sua misericórdia, mediante um novo nascimento e renovação do Espírito Santo.” (Tito 3,5)

“Precisamente a nós que estávamos mortos pelas nossas faltas, deu-nos a vida com Cristo – é pela graça que vós estais salvos – com Ele nos ressuscitou e nos sentou no alto do Céu, em Cristo. Pela bondade que tem para connosco, em Cristo Jesus, quis assim mostrar, nos tempos futuros, a extraordinária riqueza da sua graça. Porque é pela graça que estais salvos, por meio da fé. E isto não vem de vós; é dom de Deus.” (Efésios 2,5-8)

“Isto é bom e agradável diante de Deus, nosso Salvador, que quer que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade.” (1 Timóteo 2,3-4)

“Com efeito, manifestou-se a graça de Deus, portadora de salvação para todos os homens. Mas, quando se manifestou a bondade de Deus, nosso Salvador, e o seu amor para com os homens.” (Tito 2,11; 3,4)

Somos justificados pela Fé

“Porque é pela graça que estais salvos, por meio da fé. E isto não vem de vós; é dom de Deus.” (Efésios 2,8)

“Portanto, uma vez que fomos justificados pela fé, estamos em paz com Deus por Nosso Senhor Jesus Cristo.” (Romanos 5,1)

“O justo viverá da fé .” (Romanos 1,17)

“Porque, se confessares com a tua boca: «Jesus é o Senhor», e acreditares no teu coração que Deus o ressuscitou de entre os mortos, serás salvo. É que acreditar de coração leva a obter a justiça, e confessar com a boca leva a obter a salvação. É a Escritura que o diz: Todo o que nele acreditar não ficará frustrado. Assim, não há diferença entre judeu e grego, pois todos têm o mesmo Senhor, rico para com todos os que o invocam. De facto, todo o que invocar o nome do Senhor será salvo.” (Romanos 10,9-13)

“Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não é sujeito a julgamento, mas passou da morte para a vida.” (João 5,24)

“Eles responderam: ‘Acredita no Senhor Jesus e serás salvo tu e os teus.’” (Atos 16,31)

“Escrevi-vos estas coisas, a vós que credes no Nome do Filho de Deus, para que tenhais a certeza de ter convosco a vida eterna.” (1 João 5,13)

São necessárias boas obras

Assim como é um erro negar ou minimizar o papel fundamental da graça — como faz o pelagianismo —, também o é negar a cooperação da liberdade humana na obra da salvação. Este foi o erro fundamental de Lutero, que na sua obra De servo arbitrio apresenta o homem como um ser puramente passivo e mero recetor da graça.

Uma exegese pobre é aquela que fundamenta a sua doutrina apenas em alguns textos, ignorando outros. Seguem-se alguns textos bíblicos que se opõem de forma mais direta à doutrina de Lutero:

“Nem todo o que me diz: ‘Senhor, Senhor’ entrará no Reino do Céu, mas sim aquele que faz a vontade de meu Pai que está no Céu. Muitos me dirão naquele dia: ‘Senhor, Senhor, não foi em teu nome que profetizámos, em teu nome que expulsámos os demónios e em teu nome que fizemos muitos milagres?’ E, então, dir-lhes-ei: ‘Nunca vos conheci; afastai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade.’ Todo aquele que escuta estas minhas palavras e as põe em prática é como o homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, engrossaram os rios, sopraram os ventos contra aquela casa; mas não caiu, porque estava fundada sobre a rocha. Porém, todo aquele que escuta estas minhas palavras e não as põe em prática poderá comparar-se ao insensato que edificou a sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, engrossaram os rios, sopraram os ventos contra aquela casa; ela desmoronou-se, e grande foi a sua ruína.” (Mateus 7,21-27)

Textos como este demonstram que não basta a simples profissão de fé; é também necessário fazer a vontade de Deus. Observe-se que Jesus estava a referir-Se precisamente àqueles que professavam com os lábios a sua fé n’Ele (fé fiducial) e O reconheciam como Senhor. A esses, Ele declara: “Nem todos entrarão”, referindo-se àqueles que “não fizeram a vontade do Pai”.

Importa notar que muitos dos que, neste texto, são reprovados chegaram a profetizar em nome de Jesus, a expulsar demónios e a realizar milagres. A essas pessoas, Jesus não diz que mentem — de facto, realizaram essas obras milagrosas em Seu nome —, mas não se salvaram porque não agiram segundo a vontade de Deus, cumprindo os mandamentos. Por isso, Ele lhes responde: “Nunca vos conheci; afastai-vos de Mim, vós que praticais a iniquidade!”.

A lição que devemos tirar é que o verdadeiro crente é aquele que “põe em prática” a Palavra.

“Mas tendes de a pôr em prática e não apenas ouvi-la, enganando-vos a vós mesmos. Porque, quem se contenta com ouvir a palavra, sem a pôr em prática, assemelha-se a alguém que contempla a sua fisionomia num espelho; mal acaba de se contemplar, sai dali e esquece-se de como era.” (Tiago 1,22-24)

“Quem sabe praticar o bem e não o faz comete pecado.” (Tiago 4,17)

É frequente que os protestantes não compreendam corretamente a posição católica. Costumam ver a necessidade das boas obras como uma forma de “comprar” a salvação — o que, na verdade, é pelagianismo. No Evangelho encontramos uma parábola que pode servir para os ajudar a compreender corretamente aquilo em que acreditamos.

“O Reino do Céu é comparável a um rei que preparou um banquete nupcial para o seu filho. Mandou os servos chamar os convidados para as bodas, mas eles não quiseram comparecer… Disse, depois, aos servos: ‘O banquete das núpcias está pronto, mas os convidados não eram dignos. Ide, pois, às saídas dos caminhos e convidai para as bodas todos quantos encontrardes.’ Os servos, saindo pelos caminhos, reuniram todos aqueles que encontraram, maus e bons, e a sala do banquete encheu-se de convidados. Quando o rei entrou para ver os convidados, viu um homem que não trazia o traje nupcial. E disse-lhe: ‘Amigo, como entraste aqui sem o traje nupcial?’ Mas ele emudeceu. O rei disse, então, aos servos: ‘Amarrai-lhe os pés e as mãos e lançai-o nas trevas exteriores; ali haverá choro e ranger de dentes.’ Porque muitos são os chamados, mas poucos os escolhidos.” (Mateus 22,2-3.8-14)

A parábola refere-se às bodas do Cordeiro (Jesus e a sua Igreja). Os primeiros convidados que recusaram o convite representam os judeus que não quiseram crer no Messias. Diante disso, o rei mandou chamar todos os que encontrassem pelos caminhos — estes simbolizam os gentios e pagãos.

Muitos desses aceitaram o convite e foram ao banquete. Representam aqueles que professaram a sua fé em Jesus e o reconheceram como Senhor. No entanto, entre os convidados, foi encontrado um homem sem o “traje nupcial”. Se ele não o vestia, não era por pobreza ou falta de meios, pois o traje era oferecido pelo anfitrião. O seu silêncio revela que não havia desculpa — ele simplesmente não quis vesti-lo.

O traje nupcial simboliza a caridade: a vida que todo cristão deve levar após a sua conversão, marcada pela obediência aos mandamentos e por uma fé que atua pela caridade. Esta verdade é reiterada ao longo de todo o Evangelho; por isso, quando o jovem rico pergunta a Jesus o que deve fazer para alcançar a vida eterna, o Senhor responde: “Guarda os mandamentos”.

“Aproximou-se dele um jovem e disse-lhe: ‘Mestre, que hei-de fazer de bom, para alcançar a vida eterna?’ Jesus respondeu-lhe: ‘Porque me interrogas sobre o que é bom? Bom é um só. Mas, se queres entrar na vida eterna, cumpre os mandamentos.’” (Mateus 19,16-17)

Alguns textos que enfatizam que, além da fé, são necessárias a obediência a Deus e a caridade:

“E, tendo sido levado à perfeição, tornou-se para todos os que lhe obedecem causa de salvação eterna.” (Hebreus 5,9)

“…even that he has such great faith that transports mountains, he has no love, nothing sou.” (1 Coríntios 13,2)

“Agora permanecem estas três coisas: a fé, a esperança e o amor; mas a maior de todas é o amor.” (1 Coríntios 13,13)

De todas essas passagens, talvez a que mais se opõe frontalmente à doutrina de Lutero seja a da epístola de Tiago:

“De que aproveita, irmãos, que alguém diga que tem fé, se não tiver obras de fé? Acaso essa fé poderá salvá-lo? Se um irmão ou uma irmã estiverem nus e precisarem de alimento quotidiano, e um de vós lhes disser: «Ide em paz, tratai de vos aquecer e de matar a fome», mas não lhes dais o que é necessário ao corpo, de que lhes aproveitará? Assim também a fé: se ela não tiver obras, está completamente morta. Mais ainda: poderá alguém alegar sensatamente: «Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me então a tua fé sem obras, que eu, pelas minhas obras, te mostrarei a minha fé. Tu crês que há um só Deus? Fazes bem. Também o crêem os demónios, mas enchem-se de terror.» Queres tu saber, ó homem insensato, como é que a fé sem obras é estéril? Não foi porventura pelas obras que Abraão, nosso pai, foi justificado, quando ofereceu sobre o altar o seu filho Isaac? Repara que a fé cooperava com as suas obras e que, pelas obras, a sua fé se tornou perfeita. E assim se cumpriu a Escritura que diz: Abraão acreditou em Deus e isso foi-lhe contado como justiça, e foi chamado amigo de Deus. Vedes, pois, como o homem fica justificado pelas obras e não somente pela fé. Do mesmo modo, a prostituta Raab não foi ela também justificada pelas suas obras, ao receber os mensageiros e ao fazê-los sair por outro caminho? Assim como o corpo sem alma está morto, assim também a fé sem obras está morta.” (Tiago 2,14-26)

O texto anterior é tão claro que levou Lutero a chamar a epístola de Tiago de “epístola de palha”[3].

Harmonizando a Escritura

Assim como existem numerosos textos bíblicos que enfatizam a necessidade da fé, também há outros que sublinham a necessidade das obras. Sem uma exegese adequada, podem surgir aparentes contradições entre uns e outros. Um exemplo disso pode ser encontrado entre os seguintes dois textos:

“Pois estamos convencidos de que é pela fé que o homem é justificado, independentemente das obras da lei.” (Romanos 3,28)

“Vedes, pois, como o homem fica justificado pelas obras e não somente pela fé.” (Tiago 2,24)

Passagens como Romanos 3,28 são abundantes na Escritura. Nas cartas aos Romanos e aos Gálatas há várias menções de que a salvação do homem se dá pela fé “sem as obras da lei”, enquanto que Tiago afirma que o homem se justifica pelas obras e não apenas pela fé. A Igreja sempre nos ensinou que, para compreender a Escritura, é necessário estudar o contexto, pois é através dele que podemos harmonizar os diversos textos e entender o que cada um pretende transmitir. Em Romanos 3,28, não se utiliza simplesmente o termo “obras”, mas sim “obras da lei”, do grego ergon nomou, que significa literalmente “obras da Torá”. Este termo aparece frequentemente nas pregações modernas como “obras da lei”; no entanto, no contexto, seria mais apropriado traduzi-lo como “obras da Torá”, uma vez que a lei (nomos) à qual São Paulo se refere em toda a epístola aos Romanos e aos Gálatas é a “Lei Mosaica”, composta não apenas por preceitos morais ou mandamentos, mas também por normas cerimoniais e proibições alimentares, e cuja entrada em vigor estava marcada pela circuncisão.

É neste contexto que São Paulo quer fazer compreender aos cristãos que não é necessário cumprir a Lei Mosaica para se salvar. Se analisarmos atentamente o contexto dessas passagens, veremos que Paulo está a enfrentar uma forte controvérsia com os judaizantes — o primeiro grande desafio doutrinal da Igreja primitiva[4]. Este conflito surge quando um grupo de judeus, apegados à antiga Lei, insiste que os gentios devem ser circuncidados para alcançarem a salvação. É precisamente aqui que o Apóstolo insiste repetidamente que os cristãos não são justificados “pelas obras da Lei”.

“Alguns que tinham descido da Judeia ensinavam aos irmãos: ‘Se não vos circuncidardes, de harmonia com o uso herdado de Moisés, não podereis ser salvos.’” (Atos 15,1)

São Paulo responde:

“Pois nem a circuncisão vale alguma coisa nem a incircuncisão, mas sim uma nova criação.” (Gálatas 6,15)

“Que vantagem têm então os judeus? Ou que utilidade tem a circuncisão?” (Romanos 3,1)

Lutero interpretou mal esses textos e não compreendeu que, ao falar das obras da Lei, não se fazia referência às obras fruto da fé, como aquelas de que fala o Apóstolo Tiago. Essas obras também não compram a salvação, mas são requisitos para sermos salvos, incluindo o cumprimento dos mandamentos.

Não compreender desta forma conduz à contraditória doutrina protestante, que acaba por ignorar ou relegar a segundo plano todos os textos bíblicos que enfatizam o papel da liberdade humana na obra da salvação.

“Porque o Filho do Homem há-de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos, e então retribuirá a cada um conforme o seu procedimento.” (Mateus 16,27)

“Com efeito, todos havemos de comparecer perante o tribunal de Cristo, a fim de que cada um receba conforme aquilo que fez de bem ou de mal, enquanto estava no corpo.” (2 Coríntios 5,10)

“Vi também todos os mortos, grandes e pequenos. Estavam diante do trono; e foram abertos uns livros. Foi aberto também um outro livro, que é o livro da Vida. Os mortos foram julgados segundo aquilo que estava escrito nos livros, segundo as suas obras. O mar devolveu os mortos que nele havia, a Morte e o Abismo entregaram também os seus mortos, e cada um foi julgado segundo as suas obras. Então, a Morte e o Abismo foram lançados no lago de fogo. Este lago de fogo é a segunda morte. E todos os que não foram encontrados escritos no livro da Vida foram lançados no lago de fogo.” (Apocalipse 20,12)

“Quando o Filho do Homem vier na sua glória, acompanhado por todos os seus anjos, há-de sentar-se no seu trono de glória. Perante Ele, vão reunir-se todos os povos e Ele separará as pessoas umas das outras, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. À sua direita porá as ovelhas e à sua esquerda, os cabritos. O Rei dirá, então, aos da sua direita: ‘Vinde, benditos de meu Pai! Recebei em herança o Reino que vos está preparado desde a criação do mundo. Porque tive fome e destes-me de comer, tive sede e destes-me de beber, era peregrino e recolhestes-me, estava nu e destes-me que vestir, adoeci e visitastes-me, estive na prisão e fostes ter comigo.’ Então, os justos vão responder-lhe: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer, ou com sede e te demos de beber? Quando te vimos peregrino e te recolhemos, ou nu e te vestimos? E quando te vimos doente ou na prisão, e fomos visitar-te?’ E o Rei vai dizer-lhes, em resposta: ‘Em verdade vos digo: Sempre que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, a mim mesmo o fizestes.’ Em seguida dirá aos da esquerda: ‘Afastai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, que está preparado para o diabo e para os seus anjos! Porque tive fome e não me destes de comer, tive sede e não me destes de beber, era peregrino e não me recolhestes, estava nu e não me vestistes, doente e na prisão e não fostes visitar-me.’ Por sua vez, eles perguntarão: ‘Quando foi que te vimos com fome, ou com sede, ou peregrino, ou nu, ou doente, ou na prisão, e não te socorremos?’ Ele responderá, então: ‘Em verdade vos digo: Sempre que deixastes de fazer isto a um destes pequeninos, foi a mim que o deixastes de fazer.’ Estes irão para o suplício eterno, e os justos, para a vida eterna.” (Mateus 25,31-46)

O critério que Cristo utilizará para separar as “ovelhas” dos “cabritos” e determinar se seremos salvos ou condenados basear-se-á nas obras de misericórdia que tivermos praticado, as quais também procedem da graça. Por isso, Santo Agostinho explica que, ao coroar os nossos méritos, Deus está, na verdade, a coroar os seus próprios dons.

“Pelos seus frutos, os conhecereis. Porventura podem colher-se uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos? Toda a árvore boa dá bons frutos e toda a árvore má dá maus frutos.” (Mateus 7,16-17)

Salvo, sempre salvo?

Outra doutrina pregada por muitas igrejas evangélicas na atualidade é a de que a salvação não pode perder-se. Os defensores desta posição citam muitos textos bíblicos que podem ser utilizados para demonstrar que o crente justificado está em estado de graça, mas não para demonstrar que não pode cair desse estado. A seguir, serão analisados alguns desses textos:

“Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não é sujeito a julgamento, mas passou da morte para a vida.” (João 5,24)

Os protestantes deduzem que quem “crê” tem “vida eterna” e que, pelo simples facto de ser eterna, esta já está assegurada. No entanto, embora a expressão “vida eterna” se refira a um estado de graça que conduz à salvação (caso a pessoa morra em estado de graça), isso não quer dizer que ela não possa cair desse estado por meio do pecado. Um exemplo disso encontra-se no seguinte texto bíblico:

“Todo aquele que tem ódio a seu irmão é um homicida; e vós bem sabeis que nenhum homicida mantém dentro de si a vida eterna.” (1 João 3,15)

No trecho anterior, João está a falar de alguém que tinha vida eterna, mas passou a guardar ressentimentos contra seu irmão. Uma vez que já cedeu a alimentar o ódio no seu coração, essa vida eterna deixou de permanecer. É por isso que, a seguir, nos exorta a permanecer na vida.

“Se alguém possuir bens deste mundo e, vendo o seu irmão com necessidade, lhe fechar o seu coração, como é que o amor de Deus pode permanecer nele? Meus filhinhos, não amemos com palavras nem com a boca, mas com obras e com verdade.” (1 João 3,17-18)

Textos como este mostram que ter estado em estado de graça não significa que não possamos cair dele. Na parábola da videira, os crentes são representados metaforicamente como ramos unidos à videira (Cristo). A graça é representada pela seiva que flui para os ramos (nós) e sem a qual eles não podem dar fruto. Observe que os ramos que deixam de dar fruto são cortados.

“Permanecei em mim, que Eu permaneço em vós. Tal como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, mas só permanecendo na videira, assim também acontecerá convosco, se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira; vós, os ramos. Quem permanece em mim e Eu nele, esse dá muito fruto, pois, sem mim, nada podeis fazer.” (João 15,4-5)

“Eu sou a videira verdadeira e o meu Pai é o agricultor. Ele corta todo o ramo que não dá fruto em mim e poda o que dá fruto, para que dê mais fruto ainda.” (João 15,1-2)

“Se alguém não permanece em mim, é lançado fora, como um ramo, e seca. Esses são apanhados e lançados ao fogo, e ardem.” (João 15,6)

Mais adiante, ao terminar a parábola, Jesus explica como permanecer n’Ele:

“Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como Eu, que tenho guardado os mandamentos do meu Pai, também permaneço no seu amor.” (João 15,10)

Outra passagem muito citada pelos protestantes para afirmar que a salvação não se perde é a seguinte:

“As minhas ovelhas escutam a minha voz: Eu conheço-as e elas seguem-me. Dou-lhes a vida eterna, e nem elas hão-de perecer jamais, nem ninguém as arrancará da minha mão. O que o meu Pai me deu vale mais que tudo e ninguém o pode arrancar da mão do Pai. Eu e o Pai somos Um.” (João 10,27-30)

Este texto pode ser utilizado para provar que ninguém nos pode separar do amor de Deus, mas não para provar que nós próprios não o podemos fazer.

“Tomo hoje por testemunhas contra vós o céu e a terra; ponho diante de vós a vida e a morte, a bênção e a maldição. Escolhe a vida para viveres, tu e a tua descendência, amando o Senhor, teu Deus, escutando a sua voz e apegando-te a Ele, porque Ele é a tua vida.” (Deuteronómio 3,15)

Há numerosos textos na Escritura que enfatizam a necessidade de perseverar até ao fim no bem para alcançar a salvação.

“E, porque se multiplicará a iniquidade, vai resfriar o amor de muitos; mas aquele que se mantiver firme até ao fim será salvo.” (Mateus 24,12-13)

“…Sê fiel até à morte e dar-te-ei a coroa da vida.” (Apocalipse 2,10)

“Filho de homem, diz aos filhos do teu povo: No dia em que o justo se tornar infiel, a justiça dele não o salvará; do mesmo modo que a malícia do pecador não o fará sucumbir, se um dia renunciar à sua perversidade. O justo, desde que tenha pecado, não poderá viver pela sua justiça. Quando digo ao justo: ‘Tu viverás’, mas ele, confiando na sua justiça, pratica o mal, não será recordada a sua justiça, mas morrerá por causa da iniquidade que fez. Quando digo ao pecador: ‘Tu morrerás’, e ele se afasta dos seus pecados e pratica o direito e a justiça; se ele restitui o penhor que lhe foi confiado, se devolve o que roubou, se observa as leis que dão a vida, e se se abstém de todo o mal, viverá e será preservado da morte. Serão esquecidos todos os pecados que cometeu: se observar o direito e a justiça, viverá. Os filhos do teu povo dizem: ‘O modo de proceder do Senhor não é justo.’ Mas o vosso modo de agir é que não é justo. Quando o justo se afasta da justiça, para praticar o mal, ele morre por causa disso. Mas se o pecador se converte dos seus pecados e pratica o direito e a justiça, ele viverá por esse motivo. E vós dizeis ainda: ‘O modo de proceder do Senhor não é justo!’ Pois Eu vos julgarei, a cada um segundo a sua conduta, casa de Israel.” (Ezequiel 33,12-20)

E, da mesma forma, há textos em que se vê que é possível perder a salvação:

“Os atletas impõem a si mesmos toda a espécie de privações: eles, para ganhar uma coroa corruptível; nós, porém, para ganhar uma coroa incorruptível. Assim, também eu corro, mas não às cegas; dou golpes, mas não no ar. Castigo o meu corpo e mantenho-o submisso, para que não aconteça que, tendo pregado aos outros, venha eu próprio a ser eliminado.” (1 Coríntios 9,25-27)

“Por isso, meus caríssimos, na mesma medida em que sempre fostes obedientes, não só como aconteceu na minha presença, mas agora com muito mais razão na minha ausência, trabalhai com temor e tremor pela vossa salvação.” (Filipenses 2,12)

“Como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação? A qual, tendo sido anunciada inicialmente pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram” (Hebreus 2,3)

Em Romanos 11, São Paulo exorta os crentes a não se ensoberbecerem. Muitos dos novos cristãos devem ter-se ensoberbecido e desprezado os judeus. Observe como o povo de Deus é comparado a um terreno onde os crentes são plantados. Os judeus são os ‘ramos naturais’ e nós, a ‘oliveira brava’. A lição de todo o texto é que nós também podemos ser ‘cortados fora’.

“Mas, se alguns ramos foram cortados, enquanto tu, que eras de oliveira brava, foste enxertado entre os outros, para com eles ficares a participar da raiz donde vem a seiva da oliveira. Dir-me-ás: ‘Foram cortados ramos, para que eu fosse enxertado’. Muito bem. Foi por falta de fé que eles foram cortados; mas tu, é pela fé que estás seguro. Não sejas soberbo, mas toma cuidado. Porque, se Deus não poupou os ramos naturais, também não te poupará a ti. Portanto, olha bem para a bondade e a severidade de Deus: para com os que caíram, severidade; para contigo, bondade, desde que permaneças fiel à sua bondade. De contrário, também tu serás cortado.” (Romanos 11,17.19-22)

Este é um capítulo retirado do livro Compêndio de Apologética Católica de José Miguel Arráiz.


Notas

  1. A fé fiducial se refere a confiança única de que a divina misericórdia remitirá os pecados pelos méritos de Jesus Cristo (de fé). O Concílio de Trento rejeitou as teses protestantes, com as seguintes palavras: “Se alguém disser que a fé justificante não é outra coisa senão a confiança e que essa confiança é o único com que nos justificamos, seja anátema” (DS 1562). ↩
  2. O estoicismo derivava de uma escola de filosofia ocidental, fundada na antiga Grécia. A filosofia estóica desenvolveu-se a partir da dos cínicos, cujo fundador grego, Antístenes, foi discípulo de Sócrates. ↩
  3. A este respeito, escreveu Lutero: “É preciso distinguir entre livros e livros. Os melhores são o Evangelho de S. João e as epístolas de S. Paulo, especialmente a dos Romanos, dos Gálatas e dos Efésios, e a 1ª epístola de S. Pedro; esses são os livros que te manifestam Cristo e te ensinam tudo o que precisas para a salvação, mesmo que não conheças nenhum outro livro. A epístola de Tiago, diante destes, não é mais do que palha, pois não apresenta nenhum caráter evangélico.” Prólogo do Novo Testamento de 1546 (Bibel VI, 10). ↩
  4. Narrado no capítulo 15 dos Atos dos Apóstolos. ↩
Scroll to Top